O Consórcio Revita Paulínia venceu a licitação 08/2022 para a realização da reforma do Parque Ecológico “Armando Muller”, conhecido popularmente como Zoológico de Paulínia. A homologação foi publicada no diário oficial da Prefeitura de Paulínia na última quinta-feira (11). O local foi fechado em 2014 durante a gestão do Edson Moura Júnior para obras.
A reforma deve começar em até cinco dias após a assinatura de contrato entre a Prefeitura de Paulínia e o Consórcio Revita Paulínia. O valor total da obra é de R$ 26.420.635,99 e deve ser executada em até 18 meses após o início dos serviços.
A licitação foi aberta no início de 2022, mas o processo licitatório se encerrou somente no início deste ano. Nos anexos do edital a prefeitura definiu um novo mapa para o zoológico, onde serão destinadas as áreas para diversos animais, além da criação de novas áreas que não existiam no espaço, como o “Parque das Formigas”. O novo mapa não destinou áreas para animais africanos que existiam anteriormente no parque de Paulínia, como leões e hipopótamos – considerados as principais atrações do antigo parque.
Além dos novos espaços com foco em animais da fauna brasileira, o novo Parque Ecológico de Paulínia contará com um anfiteatro localizado bem ao centro do espaço. O local permitirá a realização de eventos e atrações variados dentro do parque.
Fechamento
O espaço foi fechado no dia 19 de maio de 2014, durante a gestão do ex-prefeito Edson Moura Júnior. A administração da época decidiu revitalizar o parque, porém nesse período iniciou uma série de trocas de prefeitos que levou a cassação do Edson Moura e a entrada do ex-prefeito José Pavan Júnior, no dia 6 de fevereiro de 2015. Durante o mandato, Pavan chegou a anunciar obras no recinto, mas os serviços foram paralisados após sua derrota nas urnas em 2016.
O ex-prefeito Dixon Carvalho, eleito em 2016, iniciou diversos trabalhos de reforma no parque durante o seu segundo ano de mandado – em 2018, por meio com Consórcio Paulínia Sempre Limpa (empresa que prestou serviços de limpeza, coleta de lixo e revitalização de espaços públicos), mas Dixon foi cassado no mesmo ano e desde então o parque aguarda a revitalização.