As fortes chuvas que atingiram Paulínia e cidades da região na tarde deste sábado (7) causaram formação de alagamentos em alguns pontos e elevação dos níveis de rios e córregos. O pico de chuva durou 30 minutos ininterruptos com até forte intensidade, acompanhados de raios, e eventuais rajadas de vento.
Em Paulínia algumas ruas apresentaram pontos de alagamentos. Semáforos desligados e cruzamentos foram fechados pelos agentes de trânsito. Campinas, Sumaré, Hortolândia e Americana também registraram estragos.
As simulações atmosféricas mais recentes indicam um final de semana chuvoso na região de Campinas, o que inclui Paulínia. Os maiores volumes devem ocorrer entre a tarde do sábado (07) e a manhã da segunda-feira (09). Risco de chuva forte em alguns momentos.
São esperados expressivos volumes de precipitação, que em conjunto com o solo encharcado, elevam o potencial para transbordamentos de rios e córregos, deslizamentos de terra em áreas de risco e quedas de árvores.
O início da tarde segue com forte calor e provocou, sensação de abafamento e termômetros que já registraram temperatura média de 31°C, mas que devem atingir os 33°C nas próximas horas.
Ao longo de todo o fim de semana, as temperaturas serão mais altas e, com isso, há condição para queda de raio e granizo durante as pancadas de chuva.
A Defesa Civil Municipal permanece atenta e caso necessário divulgará informações para a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.
Recomendações
A Defesa Civil do Estado estará de prontidão ao longo destes dias, monitorando em tempo real a evolução da chuva e emitindo os alertas à população pelo SMS 40199. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem de texto para o número 40199 e no campo da mensagem digitar o CEP da localidade de interesse.