Moradores da zona rural de Paulínia e Associação Mata Ciliar planejam projeto de restauração florestal na área do Rio Jaguari

Sem categoria

 

Membros da Associação Rio Jaguari, localizado no bairro Bonfim, equipe do Projeto De Olho nos Rios e representantes da Refinaria de Paulínia (Replan), se reuniram para discutir e planejar o projeto de restauração florestal na área do Rio Jaguari.

A proposta é trabalhar com plantio de árvores nativas em uma área de grande importância para a recarga hídrica da região, que também contribuirá para formar um corredor de biodiversidade.

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.

Por atravessar dois estados, o Jaguari é considerado um rio federal. Sua bacia abrange quatro municípios mineiros e quinze paulistas. Com 4.213 km² de área da bacia, o Rio Jaguari nasce na Serra da Mantiqueira e deságua no Rio Piracicaba, no município de Americana, tendo como afluente principal o Rio Camanducaia.

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *