Agentes de Controle de Vetor eliminam 113 potenciais criadouros de pernilongos da Dengue em 26 quarteirões do bairro Serra Azul

Sem categoria

Crédito/Fotos: Comunicação Social da Prefeitura de Paulínia

Agentes de Controle de Vetor da Secretaria de Saúde localizaram e eliminaram 113 potenciais criadouros de pernilongos da Dengue, nos 26 quarteirões visitados no bairro Serra Azul. Durante um mutirão de combate à Dengue, que ocorreu no último sábado, 6/1, onde foram revisitados imóveis que estavam fechados ou que apresentaram risco durante as visitas realizadas em 2023.

Durante a ação, os Agentes conseguiram reverter o acesso a 35% dos imóveis que estavam fechados durante em 2023. As Secretaria de Obras e Defesa Civil também participaram do mutirão, com a intensificação da limpeza urbana, Operação Cata Treco e remoção de entulhos de terrenos baldios.

Entre os criadouros encontrados estão: sucatas, latas, frascos, entulhos de construção (vaso sanitário e pia não instalados), pratos de vaso de planta, vaso de planta na água, tambor de armazenamento de água, regadores e lonas.

De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Jaqueline Febraio, os mutirões “Foca no foco” têm por objetivo eliminar de forma ativa focos de infestação e promover a conscientização da população sobre a importância dos cuidados no combate ao Aedes aegypti.

“Essa iniciativa é de extrema importância para combater o mosquito transmissor e contempla um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde de Qualidade”, destacou.

As ações prefeitura também foram intensificadas no Serra Azul durante a semana, com realização de visitas em horários estendidos. Além disso, estão sendo realizadas atividades de sensibilização junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque da Represa, que promoverá em conjunto com o Departamento de Vigilância em Saúde uma roda de conversa com os líderes comunitários e representantes locais da região.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *