Onças-pintadas e gato-do-mato recebem cuidados na Associação Mata Ciliar

Sem categoria

O melanismo pode ocorrer em diferentes animais e isso acontece devido ao aumento da produção de ‘melanina’, que é uma das proteínas responsáveis pela pigmentação da pele e dos pelos, sendo considerada uma mutação genética.

Ele também pode ocorrer em todas as espécies de felinos que temos no Brasil e isso não torna o animal melânico de outra espécie.

Atualmente, há três felinos melânicos sob os cuidados na Associação Mata Ciliar, sendo duas onças-pintadas, a ‘Tefé’ e a ‘Apiúna’, e um gato-do-mato-pequeno, a ‘Junina’.

Tefé chegou ainda filhote, com dentes serrados e garras arrancadas, depois de ser sido resgatada de dentro de uma residência no município de Tefé, no Amazonas, onde era mantida com coleira e correntes, sendo tratada como pet.

Apiúna também chegou filhote e proveniente do tráfico, sendo resgatada de um cativeiro na Ilha do Marajó, no Pará.

Já Junina foi encontrada filhote em uma zona rural do município de Tapiraí (SP) e entregue para os cuidados da Mata Ciliar.

Ajude a Mata a continuar cumprindo a sua missão em prol da fauna silvestre. Participe do Programa Adote um Animal: http://mataciliar.org.br/site/adote-um-animal/

MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *