Conheça um dos maiores predadores da cadeia alimentar brasileira

Sem categoria

Crédito/fotos: Divulgação/Associação Matar Ciliar

O jacurutu, também conhecido como “corujão orelhudo”, é uma ave majestosa e importante predadora de nossa biodiversidade, considerado o maior rapinante noturno brasileiro.

O jacurutu ocorre principalmente nas regiões sudeste e sul do país, em áreas abertas, semiabertas ou bordas de matas, sendo um importante agente ambiental no controle de outras espécies, como pequenos mamíferos e aves, além de répteis e anfíbios.

Mas nem mesmo animais do topo da cadeia alimentar estão livres de acidentes provocados pela perturbação ambiental. Nesta semana, um indivíduo chegou ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) da Associação Mata Ciliar, localizada em Jundiaí, extremamente debilitado, encontrado caído em uma via pública da cidade de Atibaia, a 47 quilômetros de São Paulo.

O animal estava prostrado e apático, com uma laceração na asa direita, fratura exposta e lesões nos ossos. Foi iniciado um procedimento para seu tratamento, porém, ele não resistiu aos ferimentos e, infelizmente, veio a óbito.

MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *