Qual a diferença entre os sintomas da dengue e da gripe?

Sem categoria

Saiba como diferenciar os sintomas da dengue e da gripe

Febre, dor de cabeça, fraqueza e mal-estar, são sintomas comuns de várias doenças, a exemplo da dengue e da gripe. Mas você sabe diferenciar as duas?

A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus Influenza com grande potencial de transmissão, que pode ser transmitida através da tosse ou espirro de uma pessoa contaminada.

Diferente da gripe, a dengue é transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypt. Os sintomas podem surgir entre 5 e 15 dias após a picada.

Mas afinal, como saber se é dengue ou gripe? Apesar de apresentarem sintomas parecidos, podem ser distinguidas. Ao contrário da dengue, a gripe pode provocar sintomas respiratórios, como tosse, coriza, dor de garganta e congestão nasal, explica o infectologista do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, Leonardo Weissmann, professor da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP).

Segundo o especialista também, a febre causada pela gripe costuma ser mais moderada, e o quadro se resolve de forma espontânea geralmente em até 7 dias.

Já a dengue é mais identificada pela febre alta, com duração de dois a sete dias. Dores de cabeça, atrás dos olhos, no corpo e machas vermelhas na pele são sintomas mais comuns na infecção.

O Ministério da Saúde reforça que em caso de suspeita de ambas as doenças é importante procurar assistência na unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico correto só pode ser feito pelo médico.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *